top of page

Tarja Turunen

  • Nicolas Fraga
  • 8 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura




A última homenagem vai para uma mulher que tem um vozeirão também, mas ela canta um gênero musical que eu particularmente gosto. Estamos falando de Tarja Soile Susanna Turunen-Cabuli, ou só Tarja Turunen, a morena que conquista o coração de todos os metaleiros. Ela é Finlandesa e nasceu em 17 de agosto de 1977 em Kitee e hoje faz carreira solo. Considerada soprano, porém tem o incrível alcance de três oitavas com sua poderosa voz e foi co-fundadora da banda mundialmente renomada, Nightwish, mas antes de falar do Nightwish, vamos conversar sobre o começo de sua vida.

Sem uma veia musical na família, Tarja "foi descoberta" aos três anos quando cantou na igreja e logo em seguida, juntou-se ao coral da mesma instituição, iniciando sua educação musical. No colégio, realizava apresentações para projetos escolares já como cantora e iniciou seus estudos no piano. Segundo seus professores, ela sofreu bullying no colégio, pois algumas de suas colegas invejavam sua voz e sua incrível facilidade de aprendizado, para resolver o problema, foi proposto que fizesse seus projetos fora da escola auxiliada por seu professor de música o que acabou aumentando a visibilidade que a menina tinha. Em 1993, entrou para a Escola Secundaria Senior de Arte e Música e lá manteve-se cantando músicas Soul como Whitney Houston e sua tia Aretha Franklin. Algum tempo depois teve contato com a música clássica e por essa se apaixonou terminando por dar foco no gênero.

Em 1996, Tarja foi convidada por seu ex-colega Tuomas Holopainen a participar de um projeto acústico, porém, pela voz e estilo clássico de Tarja, talvez não fosse a melhor ideia montar uma banda acústica e que o grupo deveria acompanhar a voz da vocalista, então formaram o Nightwish. Com seu segundo demo, a banda conquistou uma gravadora e publicaram seu primeiro álbum, "Angels Fall First" e com esse material realizaram a primeira tour. Tarja tentava conciliar a banda, seus apresentações eruditas e os estudos até o ponto que algo deveria ser cortado. Ela acabou largando sua formação acadêmica. O segundo álbum da banda saiu em 1998, o terceiro em 1999 e em 2000 e 2001, o quarto e quinto. Nesse mesmo ano, realizaram sua turnê mundial "The Wishmaster World Tour" onde Tarja conheceu seu atual marido, o argentino Marcelo Cabuli, com o qual casou-se em 2003. Em busca de um reconhecimento maior no mundo da música clássica, Tarja entrou, em 2000 para a universidade alemã de música, Hochschule für Musik Karlsruhe, sempre mantendo as gravações com a banda, mesmo que "aos pedaços" enviados por e-mail.

Ao longo dos anos, o grupo não conseguia mais manter um trabalho contínuo, pois Marcelo (então empresário da banda) e Tuomas não se acertavam e estavam em constante pé-de-guerra, o que desgastou também a amizade entre Tarja e o tecladista, culminando, em 2004, na declaração de Tarja que gostaria de deixar a banda, porém sem vir a público, segundo Marcelo, mas que iria gravar o último álbum com a banda e sair na última turnê. Ao termino desse trabalho, Tuomas publicou uma carta polêmica no site da banda "demitindo" a cantora, informando que o grupo não desejava mais trabalhar com ela. Essa declaração gerou um grande foco na cantora que respondeu também com uma carta pública em seu site. Mesmo havendo essa confusão toda sobre a saída de Tarja, todos acabaram reconhecendo a qualidade do trabalho dos antigos companheiros de banda, mesmo permanecendo afastados.

Durante o inicio de sua carreira solo, Tarja focou-se principalmente na música clássica, mas com "tons de metal", realizando concertos por toda Europa. Em 2006, lançou seu primeiro álbum solo "My Winter Storm"(onde teve que escrever músicas pela primeira vez), e lhe rendeu mais alguns prêmios. Depois disso, a artista mantém uma rotina forte de produção musical e divulgação do trabalho com tours pelo mundo.

Esse post está terminando, mas não esqueça de deixar um like em nossa página, compartilhar e mostrar para os amigos.

Abraço a todos

 

 
 
 

Comments


Posts Recentes
Nos Siga:
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

© 2017 by História da Música.

bottom of page